Projeto estimula arte entre jovens em Petrolina
O acesso a Cultura é um direito garantido pela constituição federal. Porém, uma pesquisa¹ revelou que, no último ano, 55% dos brasileiros não participaram de nenhuma atividade cultural e que 88,6% afirmaram não frequentar as salas de espetáculos. O alto custo, a sensação de barreira social e a distância são fatores apontados pelos entrevistados como dificuldades encontradas. Algumas iniciativas tentam modificar esse cenário, como em Petrolina, onde a Cia. Balançarte realiza ações que levam arte para as comunidades.
Circulando por escolas públicas do município, o projeto de manutenção de temporada Do Terrêro de Salú, que conta com o incentivo da Fundarpe, já visitou seis escolas. Além de uma apresentação do espetáculo, os jovens têm a chance de participar de oficinas de danças populares. “É notório no olhar deles o interesse em conhecer melhor o que é mais forte na região e, quando dizemos que eles são pertencentes dessa Cultura, deixamos alí uma semente”, afirma Paulo Júnior, bailarino do grupo.
Ainda esse mês, a companhia chega a mais duas escolas. Nessa segunda (19), começaram as aulas na Escola Professora Maria Odete Sampaio Gomes, no Bairro Jardim São Paulo, que irá terminar com uma apresentação na sexta-feira (23), às 10h. No bairro João de Deus, a Escola Jesuíno Antônio D’Ávila recebe os artistas entre os dias 26 e 30.
¹A pesquisa foi encomendada pela Fecomércio/RJ ao instituto Ipsos, em 2014, e divulgada em Abril de 2015. Foram feitas escutas em 70 cidades de nove regiões metropolitanas.
Programação Outubro
ESCOLA MARIA ODETE SAMPAIO GOMES
19 A 23/10 | Oficina Brincantes do Terrêro
23/10 | Apresentação do espetáculo Do Terrêro de Salú | 11:00
ESCOLA JESUÍNO ANTÔNIO D'ÁVILA
26 A 30/10 | Oficina Brincantes do Terrêro
30/10 | Apresentação do espetáculo Do Terrêro de Salú | 11:00
Incentivo
Adriano Alves - 087.88154602 / 087.9903.8884
Nenhum comentário:
Postar um comentário